domingo, 4 de julho de 2010

ATUALIDADE: CARTAS MARCADAS

Toda comissão tem cartas marcadas. Não julga pelo mérito. Desde os festivais de cinema até aquela que resolve o orçamento nacional.

Ninguém pode garantir por exemplo o resultado de um festival. O festival é julgado por uma comissão e isso abre uma questão maior, sobre os males que assediam toda e qualquer comissão julgadora.

Primeiro, a individualidade de cada um dos jurados.
Nenhum filme agrada todo mundo. Se é informal, natural que os formais não gostem. Se é livre os reprimidos não gostarão. Se for muito pessoal será antagonizado pelos amantes do coletivo. Se tiver ótimo astral pode causar invejas. E observem! Tudo isso acontecerá independente da qualidade do filme...

Segundo, a relação pessoal dos jurados com os cineastas. Fulano pode achar que alguém é besta e que não reconheceu aquela festa. Enfim, que paquerou sua mulher... pode ter pessoas que se gostam ou não se gostam. Isso também independente da qualidade do filme.

Terceiro, o homem tem ideologias, um jurado também. Pode ser do centro, da esquerda, da direita, do Flamengo, do Fluminense, de cabeça para baixo ou para cima. Vai sempre defender sua ideologia acima da qualidade do filme em questão. Isso é o normal, eu também faço isso.

Em quarto e último, os jurados ficam amigos entre si. Já fui júri de festival, a gente sai com aquelas pessoas, vê filmes até a exaustão, ri com eles nos engraçados, dorme com eles nos chatos e fica amigo deles. Aí teu amigo acha que o melhor filme, ator ou roteiro é o chinês. Você acha o do Afeganistão. A outra tua amiga, que você tá paquerando, prefere de dez o do José Mojica Marins e sempre detestou essa besteira de Bergman e Fellini. Quem é você para dizer que eles estão errados? Você gosta deles, tomaram um porre juntos ontem de noite. Negociar! O jeito é negociar. Troco o ator do meu chinês pelo diretor do teu argentino. Inclusive pode acontecer, normalmente acontece, que um dos filmes é muito melhor do que os outros e deveria levar quase todos os prêmios. Se o mérito estivesse em jogo. Mas já pensou que situação embaraçosa, os outros todos chateadíssimos, sem estatueta nenhuma na mão e o vencedor com carrinho com dez estatuetas escandalosas?! É triste! E não pode, porque um festival tem que ser alegre. Os prêmios devem ser, na medida do possível, pulverizados. É uma questão de educação. Um pouquinho para cada um, assim todo mundo fica contente. Justiça social.
De modo que o resultado do júri, é uma pizza dessas cortesias e conveniências. Eu sei, já fui júri.
A única coisa que eu não gosto, fico chateado, acho injusto, é perder prêmio porque sou veterano. Sou veterano, fui ficando veterano à medida que os anos se passaram. E temo o preconceito. Já fez muito filme, já ganhou muito prêmio, não precisa mais.
O que é de uma sacanagem absurda. Além disso tenho 73 anos, estou começando agora, velhice é para os outros.
Um homem não pode ser castigado porque trabalhou demais.
Por exemplo os iniciantes, levam uma vantagem enorme. Porque eles não estão se repetindo. Só começam a se repetir no segundo! Outro dia eu estava pensando em redigir um protesto contra esse preconceito, mas desisti.
Fora isso, festival é sempre ótimo! Encontrar tantos amigos, tanta gente que gosta de cinema, coisas que segundo a estatística ninguém gosta...



E ótima notícia: de vez em quando as cartas marcam certo! Priscilla Rozenbaum acaba de ganhar um patrocínio da Eletrobrás para fazer sua segunda direção teatral, desta vez um Dostoievski belíssimo, adaptação assinada por mim. Presente de aniversário para que ela dirigisse! Aguardem.

PS.: É uma história de amizade emocionantérrima e foi dela que certamente mamaram em "Midnight Cowboy". Um dos amigos é baixinho e frágil (Dustin Hoffman) e o outro é ALTO, FORTE, EXTROVERTIDO, EXTREMAMENTE AMOROSO E TEM MENOS DE 25 ANOS. Para o pequenininho já temos um excelente ator que eu oportunamente direi quem é. Mas o outro não temos quem possa fazer a contento. Se você é ALTO, FORTE, EXTROVERTIDO, EXTREMAMENTE AMOROSO E TEM MENOS DE 25 ANOS, apresente-se mandando sua foto e ficha para blogdodomingos@gmail.com

Nenhum comentário: