domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo nº 1 - A Vida é uma puta

"A Vida é uma Puta" ou "Deselogio da Vida" é um dos primeiros poemas. Possivelmente o melhor deles. Foi escrito como parte da fala de Mefisto da minha peça "O Triunfo da Razão" (uma história para crianças do século XXV e a única peça minha que ainda não foi montada).

Há certas obras pelas quais o autor tem tanto zelo... que acaba por não montar. Assim como uma donzela que com excessivo pudor acaba por não trepar. Mas o dia do triunfo chegará. Trata-se de uma versão ficção científica do Fausto "onde o demônio está possesso porque perde todas as almas que compra no último momento", quando o pecador se arrepende. Posto que o verdadeiro arrependimento redime as almas, segundo a maior parte das religiões. Considerando isto uma grande sacanagem divina, o demônio inventa outro tipo de contrato. Fausto vende sua alma porém, imediatamente esquece que vendeu! E em tendo esquecido, não pode se arrepender do que não sabe.

A peça "O Triunfo da Razão" eu sempre quis que fosse uma cantata, uma ópera, coisa cara assim. Por isso não cheguei a montá-la (até hoje). A peça é um processo segundo o qual o Fausto salva sua alma a despeito da engenhosa artimanha de Mefisto. Como?

Aguarde.

Nenhum comentário: