sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mostra Alberto Salvá




Fiquei muito contente com esta “Mostra Alberto Salvá” no Unibanco Arteplex na próxima segunda-feira até 03 de dezembro sábado.
A cinematografia do Salvá é tão secreta que muitos filmes nem eu conheço. Salvá sempre abusou de sua modéstia revoltada e catalã. Fomos bons amigos. Pode ser dito que vivemos uma vida juntos no cinema. Ele foi o editor de “Edu, Coração de Ouro” e outros trabalhos meus, mas isso não é relevante. Relevante é que Alberto Salvá tinha uma inteligência incorruptível e implicante. Muito antagonizado pelo Cinema Novo, e também talvez pelo Velho, era uma figura singular e artista. Sorrio ao me lembrar disso, mas Salvá estava sempre defendendo diretores estrangeiros ou brasileiros pouco conhecidos mas que ele tinha descoberto serem geniais. Sempre tinha visto uma obra-prima aqui outra ali da qual ninguém viu, somente ele. Enfim, conhecemos o tipo. O intelectual garimpeiro, aquele que se dedica inteligentemente a encontrar as pepitas de ouro escondidas no fundo da peneira da arte. Foi um rebelde, dizem que todo catalão é, com causas que talvez somente ele conhecesse. Obras que, por injustiça ou burrice, não tinham sido devidamente apreciadas, tornando-se ele seu divulgador. Somente agora começa a me cair a ficha do Mundo sem Salvá. Não é igual, ele faz falta. Eu por exemplo sempre tive o hábito de mostrar tudo que escrevia em primeira mão para o Salvá. Enfim, poderia falar durante muitas linhas de Albertino. Talvez algum dia eu faça isso. Agora as pepitas são, graças a Recordar e Raconto Produções, as obras que serão mostradas, uma delas inédita. Será mostrada a esquisita e insólita e quase escatológica obra de Alberto Salvá.




Mostra Alberto Salvá

Unibanco Arteplex - Praia de Botafogo 316 – Botafogo, Rio de Janeiro





PROGRAMAÇÃO



SEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO

19h00 - O VENDEDOR – 1990, 10 min

em seguida   AMIGAS – 2005, 18 min

fechando com COMO VAI, VAI BEM? – 1969, 78 min

***Estarei lá. Não conheço os dois curtas e o longa foi uma experiência curiosíssima de muitos diretores e muitas histórias, como muito depois Altman fez com Short Cuts. Com Paulo José.



NO DIA SEGUINTE

19h00 -  UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA – 1971, 70

*** Também é obrigatório estar lá para rever o Vianninha em um de seus mais legítimos trabalhos. E Salvá urdindo um filme sério, quase grave, que até os rapazes do Cinema Novo gostariam. Guardo uma emoção grande deste filme, como sendo o melhor do Salvá. Vou conferir.



QUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO

19h00 - INQUIETAÇÕES DE UMA MULHER CASADA – 1979, 78 min



QUINTA-FEIRA, 01 DE DEZEMBRO

19h00 - A MENINA DO LADO – 1987, 95 min



SEXTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO

19h00 PRÉ-ESTREIA NA CARNE E NA ALMA – 81 min



SÁBADO, 3 DE DEZEMBRO

14h00 AS QUATRO CHAVES MÁGICAS



Contatos:

Recordar Produções – 21-2264 2232 / 21-8115 3553


Raconto Produções – 21-9137 3301


Nenhum comentário: